Sobre o grupo
Última modificação: Terça-feira, 3 de junho de 2025
Os Grupos de Arte e Cultura são instrumentos institucionais de operacionalização da Política de Arte e Cultura do CEFET-MG que buscam produzir e difundir junto à sociedade atividades e manifestações artístico-culturais alinhadas aos eixos de atuação definidos em tal política.
A formação do grupo de arte e cultura “Cultura Hip Hop no CEFET-MG” nasceu de uma iniciativa independente de estudantes da EPTNM (Educação Profissional Técnica de Nível Médio) que organizam batalhas de rima nos intervalos das aulas e nos eventos. Os próprios estudantes manifestaram interesse em disseminar a cultura Hip Hop na instituição e se juntaram a um grupo de servidores entusiastas da iniciativa, observando uma oportunidade de proporcionar o protagonismo e estimular aspectos formativos.
O grupo se propõe a integrar servidores, estudantes e comunidade externa, através de ações culturais e educativas voltadas para a expressão de todas as formas artísticas que envolvem a cultura Hip Hop.
Contexto
Nascida em bairros periféricos dos Estados Unidos nos anos de 1970 e difundida em grandes cidades, a cultura Hip Hop dialoga com os usos e ocupações do espaço urbano, pelo prisma da experiência das juventudes negras, latinas e socialmente excluídas. Reunindo expressões artísticas que mobilizam essas juventudes, identificadas por 4 elementos, o “DJ”, o “Breaking” (dança), o “MC” e o “Graffiti” (arte visual), o Hip Hop envolve, também, um quinto elemento, o “conhecimento”. Este, por sua vez, é responsável por organizar e criar o sentimento de pertencimento, a consciência sócio-política, o domínio das palavras, dos passos, das batidas e dos traços que definem o movimento. (TAPERMAN, 2015)
Por tudo isso e pela demonstração histórica de resistência cultural e política, uma vez que enfrenta a marginalização e estigmatização, a cultura Hip Hop apresenta grande potencial formativo, de difusão do conhecimento e de promoção do protagonismo juvenil.
É desse ponto que partiu a proposta de formação deste grupo de arte e cultura, uma vez que, de forma autônoma, alguns estudantes já realizam eventos e se envolvem com a cultura Hip Hop, especialmente as batalhas de rimas, acompanhando um crescente movimento na cidade de Belo Horizonte e região.
As atividades previstas para o grupo envolvem: organização das batalhas, oficinas para DJ’s, oficinas de MC, oficinas de Graffiti, oficinas de Breaking, exibição de filmes, desenvolvimento de produtos audiovisuais (músicas, clipes, etc), além de intervenções artísticas nos campi do CEFET-MG e em outros espaços, tendo como premissa a formação artística, a autonomia e o protagonismo dos estudantes.
Referências
TEPERMAN, Ricardo. Se liga no som. As transformações do rap no Brasil. São Paulo, Claro Enigma, 2015