Ação de extensão
Última modificação: Terça-feira, 3 de junho de 2025
A ação de extensão “Cultura Hip Hop: Arte e Educação“, aprovada no edital nº 526/2024 DEDC/CEFET-MG, é uma iniciativa do grupo de arte e cultura “Cultura Hip Hop no CEFET-MG“.
A cultura Hip Hop e as batalhas de rima, em particular, vêm ganhando cada vez mais espaço, consolidando-se como cultura urbana transformadora, ao mobilizar a juventude das periferias entorno de um movimento de subversão e de crítica à exclusão social, ao racismo, à falta de oportunidades e à marginalização do que é produzido pela experiência e vivências dessa população.
É necessário defender, portanto, que a escola esteja aberta e seja atravessada pela realidade social, transformando-se e sendo elemento de transformação de vidas. Daí a importância da valorização de movimentos culturais que a conectam com a sociedade.
Alguns estudantes do CEFETMG, sobretudo aqueles que têm se envolvido com a Batalha da Oca ( Campus Nova Gameleira) e a Batalha do Cefet (Campus Nova Suiça), já vêm acumulando certa vivência da cultura Hip Hop, inclusive se iniciando no universo da produção musical.
O intuito desta ação é o de promover formação artística, política e social a esses e outros estudantes do CEFET-MG, inclusive os de escolas parceiras. Para isso, os elementos da cultura Hip Hop servirão como mediadores pedagógicos. Embora historicamente discriminado, o movimento representa um potente catalisador da afirmação de identidade racial, comunitária, geracional e de pertencimento social. É por esse caminho que se coloca a relevância da iniciativa.
A “Política de Arte e Cultura” do CEFET-MG trabalha exatamente com essas premissas, como podemos observar em seus objetivos, descritos no artigo primeiro: “II – estimular a produção artístico-cultural e o protagonismo social, com ênfase nos aspectos formativos e numa inserção crítica no cotidiano, levando em conta a educação para o gosto e o prazer proporcionados pela fruição da arte e da cultura;” (CEFET-MG, 2020)
É visível, portanto, que a iniciativa está em consonância com a política institucional e se revela factível, ao fortalecermos a inserção da cultura Hip Hop no universo da formação acadêmica, reconhecendo o valor artístico e social desse movimento e o protagonismo dos próprios estudantes.
Outro aspecto que é preciso colocar em tela é a oportunidade de fomentar a aprendizagem, em áreas como a literatura, a escrita, as artes plásticas, a música e a dança, colaborando para a formação e a trajetória de vida do público atendido.
Referências
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. “Política de Arte e Cultura”. Resolução CD-040/20, de 17 de dezembro de 2020.(2020).